Quais os benefícios da culinária infantil? Saiba aqui!

culinária infantil

Meninos e meninas que rejeitam verduras e frutas, crianças com dificuldades em cumprir suas tarefas, falta de habilidade social, entre outras situações desafiadoras. Geralmente, essas são cenas que acontecem em quase todas as famílias. Porém, para superá-las, é crucial ter paciência e muito amor para ensinar os filhos. Nesse contexto, você sabia que é possível reunir esses dois importantes ingredientes — e muitos outros — em uma só atividade? Isso mesmo! Sim, estamos falando da culinária infantil!

Ir para cozinha com a criançada é uma aventura emocionante, que rende fotos e vídeos incríveis, e ainda contribui para fortalecer os laços de afeto entre pais e filhos.

Você também pode estimular o aprendizado de Geografia, por exemplo, ensinando a cozinhar pratos regionais de diferentes lugares do país. Não sabe nada de cozinha? Sem problemas: vocês podem aprender juntos!

Essa experiência é perfeita para explicar sobre situações perigosas comuns na hora de preparar os alimentos, como o contato com panelas quentes e com objetos afiados e cortantes.

E tem mais: esse é um passatempo que fortalece a capacidade de raciocínio, a habilidade social e a coordenação motora, além de criar noção de responsabilidade nos pequenos. Quer saber mais? Então venha com a gente e descubra as inúmeras vantagens da culinária infantil!

Apoio ao desenvolvimento da autoestima

Cozinhar com os filhos é interessante porque delegamos a eles pequenas tarefas que vão se transformar em algo saboroso, bonito e nutritivo. Assim, os pequenos começam a ficar mais autoconfiantes, já que tomam consciência prática de que são capazes de aprender e de produzir coisas incríveis.

Ou seja, depois de cortar uma cebola, de mexer um caldo ou de bater um bolo, as crianças ficam mais encorajadas e predispostas a aprender coisas novas.

Aperfeiçoamento da memória e da coordenação motora

Com a prática da culinária infantil, a meninada consegue exercitar suas habilidades motoras: descascar uma laranja, picar um tomate ou mesmo montar uma lasanha. Com essas tarefas, a criança também usa seus conhecimentos de matemática, como frações e proporções, e de memória, quando vai preparar comida sem “colar” das receitas.

Nessas horas, surgem excelentes oportunidades para falar da importância da alimentação saudável, de um jeito interessante e divertido. Por falar nisso, essa é mais uma das vantagens de cozinhar com os filhos: fazê-los comer melhor. No entanto, continue a leitura que falaremos com mais detalhes sobre isso no próximo tópico. Acompanhe!

Incentivo à alimentação saudável

Vários estudos produzidos por universidades de países de primeiro mundo já constataram que a culinária infantil ajuda os pequenos a comer melhor. Nos Estados Unidos, a Universidade de Delaware realizou uma pesquisa com famílias que frequentemente comiam na rua. Por dez semanas, pais e filhos receberam aulas de culinária. Depois, ao término da experiência, os níveis de colesterol dos participantes caíram.

Outra pesquisa, desta vez na Universidade de Montford, na Inglaterra, concluiu que crianças na idade da pré-escola acostumadas a manusear frutas e vegetais desde cedo aceitam mais esse tipo de alimento.

E o sucesso da culinária infantil para ajudar na alimentação saudável foi comprovado também por um levantamento da Universidade de Alberta, no Canadá. Nesse caso, os cientistas fizeram uma enquete com 151 alunos, perguntando sobre seus alimentos preferidos e se eles ajudavam os pais na cozinha.

 O resultado evidenciou que os estudantes acostumados com as panelas e o fogão tinham 10% a mais de interesse em comida saudável do que os que não praticavam nada de culinária infantil. Interessante, não?

Criação de senso de responsabilidade e de trabalho em equipe

A culinária infantil contribui para o desenvolvimento da noção de responsabilidade na criança. Assim, quando vocês vão ao supermercado, por exemplo, os filhos terão contato com os preços e com as variedades de produtos.

Além disso, na hora de colocar a mão na massa, a garotada aprende a ter organização e paciência. Mais do que isso: elas verão na prática como as coisas boas da vida exigem dedicação e esforço.

Momentos inesquecíveis em família

A culinária infantil é um evento marcante na vida da criança e vai proporcionar instantes memoráveis em família. Afinal, é uma forma de passar mais tempo com a molecada e de construir algo prazeroso como um verdadeiro time!

Depois de cozinhar, vem o melhor: aproveitar os sabores, temperos e aromas! Ou seja, vocês vão colecionar boas histórias e vivências! Isso sem contar que serão atividades enriquecedoras em múltiplos aspectos.

Portanto, a culinária infantil é uma maneira divertida e cativante de se relacionar com os filhos. Ao mesmo tempo, ela proporciona aprendizagem em diversas áreas da vida. Mas pode ser que você precise de um estímulo a mais para começar. Se esse é o caso, será interessante conhecer o clube de culinária Dino Chef!

Trata-se de um clubinho muito especial, que tem como missão ajudar a amadurecer os laços emocionais entre pais e filhos. Para essa turminha, podem entrar meninos e meninas de todas as idades. No entanto, é fundamental a participação ativa, animada e paciente dos adultos.

Ao se tornarem integrantes do time Dino Chef, a família acessa a benefícios como receitas culinárias preparadas por nutricionistas, histórias em quadrinhos exclusivas, figuras temáticas para colorir, avental personalizado e muito mais!

Que tal começar a preparar uma aventura deliciosa com as crianças agora mesmo? É simples: venha conhecer o Clube de Culinária Dino Chef!

Ei! Quer receber um conteúdo exclusivo no seu e-mail?

Cadastre-se e fique por dentro de nossas promoções e novidades!