Leitura na infância: 6 dicas para te ajudar com as crianças

leitura na infância

A leitura na infância tem um papel indispensável no desenvolvimento social, emocional, cognitivo e mental dos pequenos. Além disso, esse saudável hábito é um poderoso instrumento para aproximar pais e filhos.

Ler também ajuda na aprendizagem escolar, especialmente na alfabetização. Mais um entre os vários benefícios para criança que a leitura proporciona é o estímulo da fala.

Mas o que fazer quando a garotada não quer saber dos livros? É sobre isso que vamos tratar neste post! Quer saber mais? Então confira nossas 6 dicas incríveis!

1. Escolha obras com temas que seu filho goste

Uma boa dica para estimular a leitura entre os pequenos é começar apresentando livros infantis de temas que eles já gostam. Hoje em dia, o mercado literário para esse público é muito amplo. Ou seja, você encontra  alternativas para todas as idades, desde livros para crianças na pré-escola até pré-adolescentes.

Por esse motivo, comece apresentando obras com assuntos que já sejam de interesse do pequeno. Por exemplo: se seu filho gosta de dinossauros, parta para publicações nessa linha. Contudo, se o garoto aprecia mesmo futebol, que tal uma leitura sobre a história dos grandes clubes brasileiros?

Atualmente, encontramos livros infantis que abordam com bastante cuidado e sensibilidade tópicos que vão desde a experiência de crianças em guerras, passando por histórias em quadrinhos e até mesmo por obras de culinária infantil.

2. Ofereça audiolivros

Uma forma de incentivar a leitura na infância são os audiobooks. Nesse caso, para crianças muito resistentes aos livros impressos, esse pode ser um bom começo. Afinal de contas, os pequenos começam a se familiarizar com as histórias e tramas. Dessa forma, eles tendem a ficar mais curiosos sobre os enredos disponíveis nos formatos convencionais de leitura.

3. Defina horários diários para a leitura na infância

Crie uma rotina diária para a leitura. Porém, cuidado para não exagerar. Afinal, a garotada também precisa brincar, descansar e estudar. Assim como acontece quando queremos fazer a criançada comer bem, encantar os filhos com os livros também depende de amor e esforço por parte dos pais.

Ou seja, insista para que o menino ou a menina leiam pelo menos de 30 a 60 minutos por dia. Entretanto, o mais importante mesmo do que a disciplina é a experiência ser prazerosa, divertida e que não esteja associada a algum tipo de punição.

4. Providencie um cantinho especial só para ler

Outra forma de estimular a leitura na infância é criar um cantinho na casa só para isso. Nesse lugar, capriche na decoração, tenha várias opções legais de livros — adequados à idade e ao estilo. Mais um conselho precioso: prefira que esse local receba bastante luz do sol e ao mesmo tempo ofereça sombras. Assim, a criançada vai cansar bem menos os olhos.

Mas não é só isso: um lugar bem aconchegante e decorado em estilo mais lúdico costuma fazer bastante sucesso na hora de incentivar esse costume tão importante e enriquecedor.

5. Frequente bibliotecas e livrarias com seus filhos

Um passeio muito legal para fazer com as crianças é leva-las em livrarias e bibliotecas. Fique de olho na sua cidade e aproveite quando tiver eventos ou lançamentos infantis nesses locais. Assim, a criança vai entrar naquele ambiente, sentir o cheirinho do papel, ver de perto as obras que mais lhe interessam e ter acesso a cada vez mais e mais autores.

6. Utilize a tecnologia

As crianças de hoje são loucas por eletrônicos, não é mesmo? Use isso para estimular a leitura na infância: tablets, notebooks e smartphones são excelentes maneiras de apresentar uma boa obra.

Agora, se você não quiser que seu filho fique navegando pela internet, o leitor digital é uma ótima alternativa, já que esse dispositivo não executa outras atividades que não a leitura.

Além disso, tal aparelho conta com recurso para amenizar o cansaço da vista. Isso é importante porque crianças expostas a telas em excesso acabam tendo prejuízos na saúde dos olhos, além de ficarem vulneráveis a outros males ao corpo e ao desenvolvimento.

Portanto, a leitura na infância é mágica, divertida e extremamente estimulante. Afinal de contas, os livros educam, ampliam os horizontes, enriquecem o vocabulário e ajudam as crianças a se tornarem mais solidárias, seguras e criativas.

Mas não é só isso: ler contribui para aproximação afetiva da criança com os pais. Por falar nisso, que tal ficar sempre por dentro de novidades incríveis para deixar a infância ainda mais feliz e alegre? É simples: siga o Dino Chef no Instagram!

Ei! Quer receber um conteúdo exclusivo no seu e-mail?

Cadastre-se e fique por dentro de nossas promoções e novidades!