Jogos para Crianças: Quais as melhores opções?

jogos para crianças

O brincar é fundamental para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo de qualquer criança. Dessa forma, é interessante que os pais incentivem a prática e até mesmo participem apostando nos jogos para crianças.

Há uma grande variedade nas lojas de brinquedos, mas também é possível criar os próprios jogos em casa. A seguir vamos apresentar algumas opções para que você possa se divertir com os pequenos. Confira:

Quebra-cabeça está entre os jogos para crianças

Este é um excelente jogo para treinar a coordenação motora e o raciocínio lógico dos pequenos. O mais interessante é que no mercado há diversos modelos, com quantidades de peças indicadas para crianças de todas as idades.

Para os mais novinhos, com 3, 4, 5 anos de idade é legal investir em um quebra-cabeça com temas de animais ou personagens de algum desenho, por exemplo. É que essas imagens costumam atrair mais a atenção nesta fase da infância.

Jogo da Memória é outra opção

O jogo da memória certamente contribuirá com o desenvolvimento da concentração e também do raciocínio lógico dos pequenos. Há vários modelos no mercado e, dessa forma, é interessante escolher um que esteja de acordo com a faixa etária da criança.

Além de comprar um modelo pronto vocês podem fabricar o próprio jogo da memória. Para tanto basta usar papel, caneta, lápis de cor, giz de cera ou qualquer outro material para criar os desenhos. O que vale é soltar a imaginação.

Pega palito exige muita atenção

Essa é uma alternativa de jogos para crianças que ajuda no desenvolvimento da habilidade motora. Além disso, é uma brincadeira que exige estratégia para não tocar nos demais palitos.

Assim, esse jogo está mais indicado para as crianças maiores, que já se concentram com mais facilidade e compreendem o desafio de mover os palitos sem movimentar os demais.

Boliche: um jogo para toda a família

Esse é outro jogo com potencial para envolver a família inteira. Há muitas opções nas lojas de brinquedos. Algumas, inclusive, são confeccionadas com materiais leves, como a pelúcia, ideal para as crianças a partir de 1 ou 2 anos.

Já com os filhos maiores os pais podem até propor de fabricar o próprio boliche. Latas de alimentos, de mesmo tamanho, podem ser utilizadas como pinos. Para fazer a bola a dica é usar papel de revistas e jornais velhos, por exemplo.

Dominó é um clássico

Esse jogo é um clássico e pode auxiliar as crianças que estão aprendendo sobre os números. A dica é optar por modelos em que as bolinhas sejam coloridas ou que tragam desenhos.

A brincadeira é simples e dinâmica, capaz de estimular o raciocínio lógico e também a memorização. Além do mais pode envolver vários jogadores, deixando a brincadeira ainda mais divertida.

Como mostramos neste artigo há muitos jogos para crianças. São uma forma de divertir, mas que também contribuem para o desenvolvimento físico, psicológico e emocional dos pequenos. A família toda se envolve, criando momentos de pura descontração.

Se você tem crianças em casa e deseja inserir atividades como essa no cotidiano, conheça também o clube culinário da Dino Chef.

Ei! Quer receber um conteúdo exclusivo no seu e-mail?

Cadastre-se e fique por dentro de nossas promoções e novidades!