Receitas para a Páscoa: divirta-se com as crianças

receitas para a páscoa

Inserir as crianças nas tarefas da casa é certamente uma forma de estimular o senso de responsabilidade, organização e coletividade. O mais interessante é que isso pode ser feito de forma lúdica e descontraída. Assim, que tal dividir com elas o preparo das receitas para Páscoa?

Para tanto a dica é escolher um menu simples, com muito sabor e recheado de doçura. Afinal, estamos falando de uma época em que as guloseimas de chocolate são a grande preferência. Se você gostou da ideia, mas não sabe muito bem quais receitas preparar, a seguir traremos algumas opções. Aproveite e saboreie.

Mousse de chocolate do Dino Chef

Essa receita foi desenvolvida especialmente pela equipe do Dino Chef, clube de culinária infantil, que incentiva o ato de cozinhar em família, de forma lúdica e instrutiva para as crianças. Confira essa saborosa e saudável receita de mousse de chocolate:

Ingredientes

Metade de um abacate

Duas colheres de sopa de chocolate em pó

Uma banana

Meia xícara de uva passa

Modo de preparo

Deposite todos os ingredientes no liquidificador e bata até conseguir uma massa homogênea. Depois, despeje o conteúdo em uma vasilha de vidro e leva à geladeira por duas horas. Na sequência o doce está pronto para saborear.

Receitas para páscoa incluem bombons em forminha de gelo

Essa receita é muito prática e as crianças certamente vão adorar se lambuzar com o chocolate enquanto preparam os bombons. Dessa forma, vale a tentativa. Veja como é fácil:

Ingredientes

2 barras do chocolate meio amargo, branco ou ao leite

Morangos picados

Óleo de coco

Modo de preparo

Primeiro pegue forminhas de gelo que precisam estar bem secas. Depois, unte com o óleo de coco e reserve. Em uma panela derreta o chocolate em banho-maria. Assim que a consistência estiver bem líquida despeje-o em cada unidade da forminha, mas sem preencher por completo. Leve as formas ao congelador por 5 minutos. Na sequência distribua os pedacinhos de morango e então cubra com o restante do chocolate. Por fim, leve novamente as formas para o congelador por 30 minutos. Pronto! Agora você tem bombons deliciosos para Páscoa.

Brigadeiro saudável

É difícil quem não goste de um delicioso brigadeiro, mas essa receita que trazemos aqui é bem diferente das encontradas nas festinhas infantis. Além daquele sabor delicioso do chocolate é muito mais saudável e muito fácil de preparar junto das crianças. Olha só:

Ingredientes

1 xícara e meia de chá de bata doce cozida e amassada

1/3 de xícara (chá) de açúcar mascavo

2 colheres de sopa de cacau em pó

1 colher de sobremesa de óleo de coco

Modo de preparo

Misture a batata doce com os demais ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio até que a massa comece a desgrudar do fundo. Despeje o conteúdo em um prato e espere esfriar. Na sequência leve a mistura à geladeira por 20 minutos. Na sequência, com o auxílio de uma colher de chá, pegue uma quantidade da mistura e faça pequenas bolinhas. Por fim você pode passar os brigadeiros em castanhas, avelãs, nozes ou pistache picados.

Algumas dicas extras:

É importante tomar algumas providências para evitar confusão e acidentes na cozinha com as crianças como:

  • Deixar os ingredientes prontos para o preparo separados em potes
  • Panelas e outras vasilhas aquecidas devem estar fora do alcance dos pequenos
  • A ponta das facas devem estar sempre na direção contrária das crianças e, de preferência, fora do alcance
  • Evitar o uso de toalha na mesa usada durante o preparo para evitar que os pequenos puxem sem querer
  • Explicar às crianças todo o passo a passo antes de começarem
  • Deixar os pequenos manusearem os utensílios e ingredientes que não oferecem perigo para realmente participar da experiência

Cozinhar com as crianças tem diversos benefícios como despertar o interesse por novos alimentos, exercitar o raciocínio lógico, a paciência e a imaginação. Isso tudo sem contar que a experiência ajuda a fortalecer os laços entre pais e filhos. Por isso aqui trouxemos receitas para Páscoa que, além de saborosas são práticas e saudáveis. Aliás, no Dino Chef há diversas opções, entre receitas salgadas e doces, assim como outros materiais educativos e recreativos.  

Nesse vídeo você pode assistir todo o passo a passo do mousse de chocolate do Dino Chef, confira e aproveite.

Ei! Quer receber um conteúdo exclusivo no seu e-mail?

Cadastre-se e fique por dentro de nossas promoções e novidades!