5 dicas para falar sobre educação financeira com as crianças

educação financeira

Abordar a educação financeira com as crianças certamente contribuirá para uma relação mais saudável com o dinheiro ao longo da vida. Nesse sentido a dica é inserir o tema em momentos corriqueiros do dia a dia, com simplicidade e objetividade, respeitando, a idade dos pequenos.

Se você está pensando no assunto, existem diversas maneiras de abordar conceitos financeiros, de forma lúdica e natural, como mostraremos neste artigo. Assim, acompanhe a seguir as nossas cinco dicas:

1 – Utilize a culinária para abordar educação financeira com as crianças

A culinária pode ser uma maneira divertida de abordar educação financeira com as crianças. Nesse sentido convide os pequenos para ir ao supermercado comprar os ingredientes de uma receita que eles gostam muito. Na loja, enquanto pegam os produtos, explique o valor do dinheiro (notas e moedas) e o quanto será preciso juntar para pagar a conta.

Em casa, ainda é possível abordar outras questões relacionadas com a finança durante a realização da receita. Você pode mostrar, por exemplo, o quanto gastariam com ingredientes para duplicar a receita, e realizar outras contas matemáticas como porcentagem e fração.

2 – Mostre que o dinheiro exige escolhas

Para uma relação mais saudável com o dinheiro é importante ensinar as crianças sobre como fazer escolhas financeiras. Por exemplo: você pode dar R$ 20,00 ao seu filho e explicar que ele terá que optar por comprar o sorvete ou o lanche que tanto deseja.

Dessa maneira os pequenos vão entender que não é possível comprar tudo que querem. Além disso, será uma forma de estimular o senso de prioridade, ou seja, as escolhas devem ser feitas de acordo com aquilo que é mais importante ou urgente.

3 –  Leia livros que abordam o tema junto com as crianças

Existem muitos livros que abordam questões financeiras de maneira lúdica e com linguagem própria para crianças. Assim a dica é procurar por algumas publicações e convidar seus filhos para lerem juntos. Se você deseja um exemplo, aposte no “Pra que dinheiro?”

De autoria de Ziraldo, o livro reúne curiosidades e quadrinhos com sete histórias que abordam as finanças de maneira divertida. Outra dica é “O Barato da Dona Baratinha”, obra na qual a Dona Formiga e a Dona Barata tratam de conceitos como o custo-benefício.

4 –  Inclua as crianças em decisões financeiras

Outra maneira muito natural de abordar aspectos da educação financeira é inserir seus filhos em decisões relacionadas com dinheiro. Você pode, por exemplo, perguntar a opinião deles sobre uma viagem que desejam fazer, mas que exigirá certa economia de toda a família.

É importante também abordar as contas de água, luz, gás, e mostrar que quanto mais usamos, mais temos de pagar O mesmo vale para a compra de supermercado situação na qual você pode pedir para que as crianças optem por uma ou outra guloseima.

5 – Mesadas e cofrinhos são formas de abordar aspectos importantes sobre finanças

A mesada é uma grande questão para muitas famílias, mas pode ser uma forma de ensinar as crianças a lidarem melhor com o dinheiro. Nesse sentido é importante explicar sobre a quantia e a frequência, além de orientar o bom uso desse dinheiro.

Em paralelo à mesada vale investir em um cofrinho para que os pequenos se sintam estimulados a poupar. Assim, vale explicar que para comprar determinado brinquedo, por exemplo, precisarão armazenar determinado valor, por um tempo específico, para alcançar esse objetivo.

Neste artigo apresentamos cinco formas de abordar a educação financeira com as crianças com naturalidade e de maneira objetiva. Vale ressaltar que a linguagem da conversa precisa respeitar a idade dos pequenos para que eles possam realmente compreender os ensinamentos. Aliás, existem muitas maneiras de ensinar lições, a partir de práticas divertidas como cozinhar. Nesse sentido, saiba o que o clube de culinária Dino Chef tem a oferecer.

Aproveite e confira também o nosso artigo sobre mesada, dar ou não dar?

Ei! Quer receber um conteúdo exclusivo no seu e-mail?

Cadastre-se e fique por dentro de nossas promoções e novidades!