5 livros para ler com as crianças

livros para ler com as crianças

Há uma infinidade de livros pra ler com as crianças no mercado literário. Portanto é bastante fácil encontrar títulos com histórias interessantes, divertidas e que possam contribuir com o desenvolvimento cognitivo e sócio emocional dos pequenos.

Os livros podem ainda ser uma importante ferramenta para abordar assuntos como medo, angústia, saudade, preconceito, dificuldade de alimentação, entre tantos outros temas ligados à infância. Isso tudo de uma forma lúdica, por meio de uma linguagem simples e educativa. A seguir separamos 5 sugestões bem diferentes, para diversas idades. Dá só uma olhada:

1 – Sítio do Picapau Amarelo é um dos livros pra ler com as crianças

Este livro é uma ótima opção para crianças bem pequenas. Além de trazer os personagens icônicos de um dos mais importantes escritores infantis do Brasil, Monteiro Lobato, permite uma experiência sensorial diferenciada.

Em tecido, o livro conta com fantoches de dedos (dedoches) para que os pais despertem ainda mais a atenção dos pequenos, estimulando a criatividade. O título é da editora Ciranda Cultural.

2 – Sapo Fred, um livro de pelúcia

Este é outro título indicado bebês e crianças, entre 1 e 2 anos de idade. Narra a história de um sapo brincalhão que todos os dias lava o pé na lagoa e aproveita as noites para cantar. Confeccionado em pelúcia pode inclusive ir para o bercinho junto com o seu filho na hora de dormir.

O livro da editora Bom Bom Books pode ser uma ótima maneira para introduzir o hábito da leitura de uma maneira natural.

3 – O Mundo no Black Power de Tayo trata questão racial

A história conta sobre uma menina negra com orgulho do seu cabelo crespo. Tanto que ela adora enfeitá-lo e nem liga para o que as pessoas falam dele. É uma ótima dica de para tratar questões de representatividade negra.

Além disso ajuda a trabalhar a autoestima e o respeito pelas diferenças entre as pessoas. O título é de Kiusam de Oliveira e certamente é uma boa sugestão de livros para ler com as crianças.

4 – Os passarinhos do mundo: para abordar a saudade

Um garotinho vai visitar o sítio do avô e lá consegue pegar um passarinho tico-tico, o Zezito. Na hora de voltar para casa ele resolver levar o bichinho. No entanto, com o tempo, o menino percebe que o animal de estimação era mais feliz no sítio do que na cidade e resolve devolvê-lo ao seu velho lar.

De autoria de Vivina de Assis Viana, o livro pode ser uma forma de conversar com os filhos sobre sentimentos como saudade e liberdade.

5 – Orion e o Escuro trata de um medo muito comum entre os pequenos

Um menino chamado Orion tem muito medo do escuro. Para lidar com isso ele tem várias ideias:  criar uma lâmpada que nunca se apague, usar tinta fluorescente para pintar o quarto e até mesmo capturar o sol. No entanto, ele percebe que nada disso funciona e resolver encarar o escuro de frente. Certo dia, esse medo se materializa e o escura em pessoa aparece para conversar com Orion.

A partir do livro de Emma Yarlett os pais podem abordar não só o medo do escuro em si, mas de tudo aquilo que as crianças desconhecem e acabam criando fantasias negativas.

A leitura é um hábito a ser cultivado desde muito cedo. Por isso trouxemos essas cindo opções de livros pra ler com as crianças. Outra dica bastante educativa e que contribui para o desenvolvimento dos pequenos é participar do Dino Chef, clube culinário infantil que traz receitas para pais e filhos prepararem e se divertirem juntos. Que tal?!

Continue conferido os nossos artigos que trazem sempre dicas e sugestões para família toda aprender e se divertir.