Como fazer tinta caseira?

como fazer tinta caseira

A qualidade do tempo que os pais dedicam aos filhos é fundamental para que eles cresçam mais felizes e confiantes. Por isso nessas horas vale investir em atividades divertidas, assim como novas experiências. Que tal, por exemplo, saber como fazer tinta caseira para brincar com os pequenos?

Além de ser uma oportunidade de aprender algo novo, as crianças podem conhecer as misturas de cores, texturas e desenvolver a criatividade. As tintas caseiras são feitas a partir de ingredientes simples, sem elementos tóxicos e que permitem ainda uma bela economia na comparação com as opções do mercado. Que tal embarcar nessa dica? Confira mais abaixo.

O que é tinta caseira?

Diferente das tintas comerciais que usam pigmentos, conservantes e outros elementos químicos para alcançar determinada cor e textura, as receitas caseias são totalmente naturais. Isso porque são feitas a partir de alimentos.

Assim, os pequenos podem manipular o produto sem qualquer risco para a saúde. Além do mais o resultado final é bastante parecido com o das tintas guache. Dessa forma, para alcançar esse objetivo existem dois ingredientes importantes: a farinha de trigo e o amido de milho.

Esses alimentos não precisam ser usados na mesma receita, ou seja, você pode optar por um ou outro. Mas é importante que estejam presentes pois ajudam a alcançar uma textura mais parecida com a das tintas convencionais.  

Como fazer: a base de trigo

Certamente existem diversas receitas de tinta caseira e uma delas é feita à base de farinha de trigo. Não precisa ir ao fogo e, portanto, pode ser confeccionada com a ajuda dos pequenos. Ela costuma ser bastante líquida o que é excelente para aplicação no papel. Então, agora confira os ingredientes e modo de preparo:

Ingredientes:

1 xícara (chá) de farinha de trigo;

1 e ½ xícara (chá) de água;

1 colher (chá) de óleo vegetal (para dar brilho);

1 xícara (chá) de sal;

Corantes alimentícios

Modo de fazer:

Em um recipiente misture a farinha, a água, o óleo e o sal com uma colher até que tudo fique homogêneo. Distribua um pouco da receita em diversos potinhos e depois insira os corantes para ter diversas cores.

Como fazer: a base de amido

Outra receita bastante simples tem como base o amido de milho. Aqui o processo exige que a mistura vá ao fogo e, portanto, deve ser realizada por um adulto. Dessa maneira, o resultado final é uma tinta mais consistente que a anterior. Confira como fazer:

Ingredientes

  • 1 e ½ xícara (chá) de amido de milho;
  • 1 xícara (chá) de água;
  • Corantes alimentícios

Modo de fazer:

Dissolva o amido de milho na água até que forme uma mistura homogênea e lisa. Leve esse preparo em uma panela ao fogão e aqueça em temperatura média até atingir uma consistência de mingau, mas levemente líquida.

Para saber se a tinta está pronta verifique com a ajuda de uma colher se a mistura não está escorrendo demais. Na sequência, divida porções em potes diferentes e espere esfriar. Depois adicione o corante para obter diferentes cores.

Importante: as duas receitas têm durabilidade de um mês, se armazenadas na geladeira.

Agora você já sabe como fazer tinta caseira a partir de ingredientes simples e que não oferecem qualquer risco à saúde dos pequenos. Além de prática essa atividade é uma excelente forma de garantir diversão e conexão com as crianças. No Dino Chef você também tem outras opções de receitas, mas neste caso o preparo junto com os filhos resulta em refeições nutritivas, saborosas e cheias de sabor. Que tal experimentar?

Confira mais detalhes do que o Dino Chef tem para te oferecer!